Eleita por unanimidade, a funcionária pública Janete Lopes, 52 anos, assumiu a presidência do Náuas no início de março e se tornou a primeira mulher da história a presidir o Cacique do Juruá. Esposa do técnico e ex-presidente Zacarias Lopes, a dirigente se dedica ao time de Cruzeiro do Sul há mais de uma década.
Janete Lopes conta que começou a se envolver com o Náuas, de forma voluntária, por influência do ex-presidente Zacarias Lopes em 2008, e depois virou sócia em 2012. Além do trabalho na rede pública de ensino como professora, ela passou a dividir as atenções com o clube.
– Desde 2008, 2009 eu já contribuo com o clube. Acho que foi o período que meu esposo começou a se envolver também. Eu comecei a me envolver, querendo ou não, já ouvia as histórias, participava de conversas e já fui me envolvendo, inclusive financeiramente. Comecei a contriubuir, ser sócia voluntariamente, já fazendo os consignados da vida que essa minha vida dentro do Náuas – relembra.
Antes de virar presidente, Janete Lopes exerceceu o cargo de primeiro tesoureiro na antiga diretoria. Ao longo dos últimos anos, sempre ajudando o marido e ex-presidente, Janete Lopes destaca que conseguiu “limpar” o nome do Náuas e negociar todas as dívidas que o clube tinha.
Sempre na mesma função (dentro da diretoria), esse momento se concretizou na minha vida, eu não sai mais de dentro do Náuas e até hoje eu conseguir gerenciar junto com meu marido o Náuas e passamos a fazer o Náuas chegar até esse momento do Centenário limpinho, organizado. É muito importante pra gente trabalhar em um clube, organizar um clube – afirma.
Candidatura à presidência
Janete Lopes conta que o motivo de se candidatar à presidência foi diante de uma necessidade do marido em se dedicar à função de treinador. Desde do ano passado os dirigentes do futebol acreano não podem exercer uma função na comissão técnica em campo nos jogos oficiais.
Eu disse: “Espera aí, vai desistir? Depois que o Náuas tá limpinho, organizado, tem um futuro promissor pela frente, 10 anos que a gente passou e com futuro nosso de mais de 10 anos em consignados, em dívidas, você vai desistir? Faça o seguinte: você vai realizar o seu sonho como técnico e vou chamar essa responsabilidade do Náuas pra cima de mim. Não vou deixar o Náuas ser entregue para qualquer pessoa. Nós lutamos muito pra chegar a esse ponto aqui” – destaca.
Jante Lopes adimite que “não conhece profundamente o futebol”, mas tem conhecimento na parte administrativa do clube. Ao longo dos anos passou a estudar e aprender sobre os processos internos.
Eu fui capacitada a dominar o sistema de gestão da CBF, contratos de jogadores, contratos de empréstimos de jogadores, trabalhar com direitos federativos, valores econômicos de atletas, fiquei alinhada com o projeto que o Luiz (Zacarias Lopes) criou, que era modernizar o clube, primeiro liquidar todas as dívidas, pagar todas e tornar o clube adimplente – pontua.
Após um processo eleitoral turbulento, com acusação de irregularidades por parte do ex-vice-presidente do Náuas, Marcelo Pedroza, a presidente disse que foi gratificante ser eleita com aval de todos os votantes no pleito. Ele diz que teve divergências com membros da diretoria antiga.
Informações- ge/ac