Neste resgate do futebol feminino, uma personagem chama atenção não só pela idade, mas também pela liderança junto à equipe dentro e fora do campo. Dona Alzira Carneiro, aos 57 anos de idade não abre mão de jogar no campeonato para incentivar as noras, filhas e netas que fez em parte do elenco do Lyon da comunidade Santa Maria da BR 307.
Jogadora de futebol na zona rural de Cruzeiro do Sul desde a juventude, ela foi responsável pela formação do time feminino do Lyon. Pela primeira vez ela e sua equipe, que tem como técnico o Filho Cosmo de Sousa, participam de um campeonato oficial. Na vitória do primeiro jogo de abertura da fase de grupos, a matriarca entrou no segundo tempo, quando o time vencia o River Plate por 5 a 0. Não chegou a marca gol e disse que sua presença em campo é para dar mais segurança e incentivo as jogadoras. O jogo terminou 7 a 0 para time de dona Alzira, ela conta ainda que já deu a ordem ao treinador, que é seu filho, para não deixá-la fora dos jogos.
“Nesse time somos cinco jogadoras da minha família, duas noras, duas filha, eu, e o treinador Cosmo de Sousa Oliveira que é meu filho. As minhas netas não estão inscritas porque a idade não permite. E eu já disse para o treinador, que não me deixe fora do jogo. Ele tem que respeitar a velhinha”, comenta ela.
A próxima rodada do campeonato, está marcada para o próximo sábado, 24, no estádio Arena do Juruá.