A competição estudantil que move mais de três mil alunos das escolas publicas e particulares de Cruzeiro do Sul, encerou nesta quarta-feira (7) as disputas nas categorias sub-15 e sub-17, nas modalidades, Voleibol, Handebol, Futsal e basquete. A decisão no Basquete acontecerá na sexta feria (9), no Ginásio Jader Machado, a final feminino será entre as escolas Craveiro Costa e Dom Henrique Huth, as 8h da manhã, a decisão masculino será com a escola Craveiro Costa e Maria Lima, as 9h30 minutos.
A primeira fase da competição que é organizada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, foi marcado pela cordialidade entre as escolas e atletas, que apesar de querer conquistarem vaga na fase estadual, não ouve registro de agressão entre os alunos durante as partidas. Um dos gestos que mais chamou atenção de todos que acompanharam esta fase, foi o gesto do punho erguido da campanha contra o racismo que foi abraçado por todos atletas que entraram em quadra.
Entre as escolas campeãs da fase municipal juvenil, o destaque foi o Colégio Dom Pedro II que venceu em três modalidades, Handebol feminino, Voleibol masculino e Futsal masculino. A escola Craveiro Costa conquistou o Handebol masculino, a escola Cívico Militar Madre Adelgundes Beck foi bicampeã no futsal feminino e o Instituto Santa Terezinha conquistou o Voleibol feminino.
Na terça feira (13), a Diretoria de Esporte realizará um congresso técnico com os profissionais de Educação Física das escolas, para alinhar as regras e horários das disputas individuais e duplas no vôlei de areia, atletismo, ciclismo, ginastica rítmica, jiu-jitsu, taekwondo, tênis de mesa, xadrez e natação e em seguida será realizado a disputa no infantil.
O Diretor municipal de Esporte, Edvaldo Gomes destacou o trabalho dos profissionais de Educação Física, dos diretores das 32 escolas que participam desta fase dos Jogos Escolares e o comportamento dos alunos, pelo respeito que tiveram entre si, o que favoreceu para que a competição terminasse sem registro de violência, tanto por parte dos atletas quanto das torcidas que lotaram o Ginásio Jader Machado.
” Jogos Escolares é uma grande festa esportiva para os alunos, sabemos que existe rivalidade e venceu quem errou menos. Estão de parabéns os professores, diretores das escolas e os alunos pelo exemplo que deixaram dentro de quadra e quem ganhou com tudo isso foi o publico que lotou o Ginásio, demostrando uma grande paixão pelo Jogos Escolares”, comentou.
Edvaldo, agradeceu também o apoio que recebeu do Prefeito Zequinha para que a Diretoria de Esporte pudesse realizar uma das melhores edições dos Jogos Escolares em Cruzeiro do Sul.
” Sem o apoio do Prefeito Zequinha, nós não conseguiríamos realizar um evento tão importante para os estudante e para a educação do município, garantindo toda à logística dos alunos, inclusive das escolas da zona rural, a segurança no ginásio e toda a estrutura que a Prefeitura proporcionou para esta fase que é a mais disputada, terminasse bem”, destacou Edvaldo.