Estande Caique, apresenta mensagem contra o racismo- Foto : Marcaesportiva

Estudante apresenta cartaz com mensagem contra o racismo na abertura dos Jogos Escolares no interior do Acre

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na manha desta quarta-feira ( 24), a prefeitura de Cruzeiro do Sul, deu inicio a fase urbana dos Jogos Escolares. A competição estudantil que envolve mais de três mil alunos da zona urbana e rural, tem a participação de 32 escolas do estado município, no ensino Infatil, fundamental e médio.

Jogos Escolares 2023 – Foto : Marcaesportiva

Os estudantes competem em 13 modalidades, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo Speed, Futsal, Ginastica Rítmica, Handebol, Jiu-jitsu, Natação, Taekwondo, Tênis de mesa, Voleibol, Vôlei de praia e Xadrez.

Jogos Escolares 2023 – Foto : Marcaesportiva

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, a Coordenadora Regional de Educação do  Acre, Ruth Bernardino, Representante do Departamento de Esportes do Governo do Estado, Adelcimar Carvalho, vereadores, Diretores das Escola que estão na competição, Diretor Municipal de Esporte, Edvaldo Gomes,  Secretários Municipais, Secretario Municipal de Educação, Amarisio Saraiva, Vice-prefeito Henrique Afonso e o Prefeito Zequinha Lima. Em seu discurso durante abertura dos jogos o Gestor, destacou que esta é a maior edição dos Jogos Escolares já realizado em Cruzeiro do Sul.

” Esse é o momento mais importante do esporte em Cruzeiro do Sul que é a realização dos Jogos Escolares, principalmente depois da pandemia onde essas modalidades ficaram paradas, mais hoje voltando com força total. Essa é a maior realização dos Jogos Escolares em Cruzeiro do Sul, com 32 escolas participando, com 13 modalidades, além de termos pela primeira vez a participação de uma escola indígena. Isso é importante, porque quando o esporte cresce, aparece mais oportunidades para que os adolescentes e os jovens possam crescer na competição e chegar na fase estadual e até na fase nacional. E sempre que os nossos alunos chegaram nestas fases, eles trouxeram troféu e medalhas para nossa cidade, e isso incentiva e motiva para que as esco0la possam continuar crescendo nas modalidades esportivas”, comentou o Prefeito.

Estande Caique, apresenta mensagem contra o racismo- Foto : Marcaesportiva

Durante a solenidade, o estudante Caique da Escola Brás de Aguiar, chamou atenção das autoridades com um cartaz trazendo uma mensagem contra o preconceito no esporte.” Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho nos olhos, haverá guerra”. O Prefeito Zequinha foi até o aluno e disse que essa é uma mensagem que serve para todos e parabenizou os professores que preparam suas escolas para esse momento.

”  O mundo vive um momento muito difícil, o preconceito, onde as pessoas querem utilizar da cor para fazer a discriminação, e esse cartaz chama nossa atenção, principalmente porque estamos iniciando a maior competição esportiva em Cruzeiro do Sul, e o mundo todo hoje comenta o que está acontecendo sobre o preconceito no esporte. Essa mensagem serve para todos que vão a parti de hoje iniciar o processo de competição”,  disse o Prefeito.

Os jogos da fase municipal terá uma duração de 11 dias, o enceramento de todas as modalidades será dia (3) de junho com a entrega da premiação aos campeões que irão representar o município e suas escolas na fase estadual que tem previsão de início dia (6) de Junho.

A Coordenadora Regional da Secretaria Estadual de Educação, Ruth Bernardino reforçou o apoio do Estado e a parceria com o Município, para que a competição estudantil possa ser a melhor possível.

”   Procuramos da o melhor para que eles possam competir e representar bem sua escola e conseguir um melhor posicionamento na competição ou até chegar na fase estadual e nacional. Esse é um sonho de todo estudante chegar na fase nacional e os nosso professores e diretores vão fazer o possível para que isso aconteça”,   garantiu a Coordenadora.

Jogos Escolares 2023 – Foto : Marcaesportiva

O sonho de ser campeão em sua cidade e avançar para as fases estadual e nacional está em todos os atletas, o estudante Gabriel Barroso da Escola Presbiteriana, participa pelo segundo ano dos Jogos Escolares na modalidade do futsal juvenil e disse que o time este ano vem mais preparado para brigar por uma classificação.

” Na edição passada jogamos no infantil mais não tivemos muito êxito, mais este ano vamos brigar por uma posição melhor e quem sabe até alcançar uma vaga na próxima fase o que na é fácil”, comentou o estudante .