O atleta Mateus Silva, superou os competidores que buscavam o primeiro lugar na corrida de rua, no domingo 30 de maio, em comemoração ao aniversário da cidade de Mâncio Lima – AC. Após conquistar o terceiro lugar no Campeonato de Atletismo Norte/ Nordeste em Aracaju – SE, o cruzeirense venceu outras três corridas, em Ji-Paraná-RO, Feijó – AC e agora em Mâncio Lima-AC.
O menino que outrora não tinha planos para a vida e caminhava como um desconhecido no interior do estado Acre, após receber o incentivo, resolveu apostar na corrida de rua, já que até aquele momento não tinha perspectivas para passadas mais largas.
O incentivo foi um tênis novo para fazer a segunda corrida, pois o garoto não tinha condições de comprar o calçado. Entusiasmado e cheio de fé, o novato entrou na corrida rua e desde então não parou mais de subir ao pódio e conquistar medalhas. Em pouco mais de um ano competindo, o atleta cruzeirense foi ao pódio 29 vezes das 30 corridas que disputou, incluindo a São Silvestre.
” Agradeço as pessoas que apostaram em mim, pois eu não tinha como comprar o sapato, minha primeira corrida foi com a sapatinha daminha mãe e cheguei em segundo lugar. Foi ai que percebi que tinha condições de chegar mais longe no atletismo, e nesse período de um ano que estou na corrida de rua, venci 26 vezes e outras quatro cheguei em segundo lugar. Na São Silvestre competi com 35 mil pessoas e terminei a corrida em 66º lugar no geral e em 7º lugar na minha faixa etária de idade”, comentou o atleta.
Aos 24 anos, o cruzeirense que conseguiu seu registro na Federação Acreano de Atletismo, sonha em chegar na Seleção Brasileira de Atletismo.
” Sigo treinando todos os dias, pela manha e noite, não é fácil porque preciso trabalhar todos os dias para ajudar no sustento da família, e as vezes chego no treino cansado mais preciso seguir meu sonho. Hoje tenho um professor que morra em São Paulo, ele faz a escala do treino e me envia por telefone, e assim vou cumprindo tudo que ele me pedi”, disse Mateus.
Com ajuda de treinador, o atleta esta fazendo 5km em um tempo de 15 minutos, mais pretende diminuir e chegar na casa dos 13,40 ou 13,10, e assim, de passada em passada, o garoto que aprendeu gostar do esporte, saiu da invisibilidade e ganhou o respeito e reconhecimento de todos.
Por Marca Esportiva