(Foto: Manoel Façanha/Arquivo Pessoal)
Após o empate sem gols entre Rio Branco-AC e ASA, pelo jogo de ida das oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D, o Estrelão vai para Arapiraca (AL) precisando vencer no tempo normal para conquistar classificação às quartas de final. Historicamente, apenas um clube acreano conseguiu essa façanha fora de casa durante fase decisiva da quarta divisão.
O Galvez foi o único clube acreano que conquistou classificação na Série D após ter empatado o primeiro jogo no Acre. Há dois anos, o Imperador empatou sem gols com River-PI na Arena da Floresta, na capital acreana, e depois venceu os piauienses por 1 a 0 dentro do domínio rival.
Em todas as outras três oportunidades nesse mesmo cenário, o futebol acreano foi eliminado.
O Rio Branco-AC, no entanto, nunca se deparou com esse cenário de igualdade no primeiro jogo em casa. A ausência de vantagem na partida de ida em fases decisivas, no entanto, não tem sido um bom resultado para o Estrelão.
Em todas eliminações na Série D, o Rio Branco-AC ou foi derrotado ou empatou no primeiro jogo do mata-mata.
O Rio Branco-AC enfrenta o ASA no próximo domingo (14), pelo jogo de volta das oitavas de final da Série D, no estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL), às 16h (de Brasília). Em caso de novo empate, o vencedor será definido nos pênaltis.