Samir Xaud, atual presidente eleito da Federação Roraimense, será o único candidato à presidência da CBF. A entidade confirmou a informação, neste domingo (18).
O cartola conseguiu o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes e, assim, inviabilizou o registro de outro candidato, Reinaldo Carneiro Bastos, que é o atual presidente da Federação Paulista de Futebol.
A chapa foi nomeada de “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”
Apenas as federações de São Paulo e Mato Grosso não apoiaram Xaud. As demais são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Os clubes apoiadores são: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Segundo o estatuto da CBF em validade, de 2017, é necessário o apoio mínimo de 8 federações e 5 clubes. O prazo final para a inscrição das chapas é o dia 20 de maio, porém com este registro, a eleição no dia 25 de maio será apenas protocolar.
E os vices?
Serão eleitos oito vice-presidentes para o mesmo tempo de mandato de Xaud. Confira:
- Michelle Ramalho Cardoso – presidente da Federação Paraibana de Futebol
- Flavio Diz Zveiter – advogado, ex-VP de projetos especiais da CBF e ex mandatário do STJD
- Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul – presidente da Federação do Pará
- Gustavo Dias Henrique – diretor de relações institucionais da CBF
- José Ivanildo da Silva – presidente da Federação do Rio Grande do Norte
- Ednailson Leite Rozenha – presidente da Federação do Amazonas
- Rubens Renato Angelotti – presidente da Federação de Santa Catarina
- Fernando José Macieira Sarney – vice-presidente da CBF ate atual interventor na entidade
Bastos e muitos clubes
Neste sábado, Reinaldo Carneiro Bastos recebeu o apoio de 32 clubes das séries A e B em um manifesto publicado pelos clubes com críticas às gestões da Confederação Brasileira de Futebol.
Na última sexta-feira, Ednaldo Rodrigues perdeu o apoio de 19 das 27 federações em um pedido público de renovação na Confederação.
Ednaldo Rodrigues, então presidente da CBF, foi afastado do cargo após uma decisão da justiça do Rio de Janeiro sob acusação da falsificação de uma assinatura do Coronel Nunes, um dos vice-presidentes da entidade, em documento que, na prática, viabilizava o mandato de Rodrigues na CBF. Com a mudança, a justiça determinou que Fernando Sarney, outro vice-presidente, se tornasse um interventor na entidade para realizar novas eleições. O pleito foi agendado para o dia 25 de maio e o registro das chapas deveria acontecer entre os dias 18 e 20.

Quem é Samir Xaud?
Nascido em Boa Vista no dia 25 de fevereiro de 1984, Samir de Araújo Xaud tem 41 anos, é filho da ex-secretária municipal e estadual de Educação, Ilma Xaud, que também já foi vice-reitora da Uerr (Universidade Estadual de Roraima). Ele é casado e pai de três filhos.
Na política, disputou duas eleições: ficou com a quarta suplência de deputado estadual pelo PV em 2018 ao receber 2.069 votos e terminou como primeiro suplente de deputado federal pelo MDB com 4.816 votos em 2022.
No futebol, foi goleiro profissional do Atlético Roraima no início da década de 2000 e parou de jogar para priorizar os estudos. Xaud se formou em Medicina (Universidade Nilton Lins-AM) e obteve especialização em Infectologia (Universidade Federal de Roraima) e em Medicina do Esporte (Instituto BWS-SP). Foi diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR). Também é empresário, sendo proprietário de um centro de treinamento multidesportivo.
Nos últimos cinco anos, Samir Xaud passou a prestar serviços ativos como médico dos clubes locais, principalmente o São Raimundo como representante estadual nas competições nacionais.
Em 2023, após a reeleição de seu pai na FRF, o profissional passou a atuar como gestor da entidade e promoveu a reorganização da gestão com foco no Estadual profissional, onde conseguiu atrair mais apoio e patrocínios para o futebol roraimense, bem como mais público para os jogos da competição.
O médico Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito nesta quarta-feira (15) o novo presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF) para comandar a entidade no quadriênio 2027-2031. Ele sucederá o pai Zeca Xaud, 80, considerado o presidente mais longevo do Brasil com cerca de 50 anos de mandatos intercalados.
Representantes de nove dos dez clubes filiados votaram na chapa Trabalho e Compromisso, a única na eleição: Atlético Roraima, Baré, Grêmio Atlético Sampaio (GAS), Náutico, Progresso, Real, Rio Negro, River e São Raimundo. O Monte Roraima estava ausente.
Como funciona a eleição na CBF?
Para registrar uma chapa, é preciso o apoio de 8 federações e 5 clubes, no mínimo, de acordo com o estatuto de 2017.
Houve uma reforma na regra, em 2022, permitindo o apoio de 4 federações e 4 clubes, porém a nova forma sob a batuta de Ednaldo Rodrigues foi derrubada com a mesma decisão judicial que tirou Rodrigues do cargo, voltando assim ao regramento de 2017.
Além da escolha do novo presidente, serão eleitos também 8 vice-presidentes, 3 membros efetivos e 3 membros suplentes do Conselho Fiscal. O período de mandato do quadriênio é de 2025 a 2029.
Todo o processo de votação da CBF é feito de forma secreta. Vence a chapa e os conselheiros que tiverem a maioria simples de votos.
No sistema eleitoral da CBF, as 27 federações estaduais têm peso 3 por voto; os clubes da Série A, peso 2; e os da Série B, peso 1.
Informações – CNN Esportes