São Francisco vive melhor fase da história do clube

Facebook
Twitter
WhatsApp

 ( Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha )

A realidade do São Francisco mudou de patamar em 2022. O clube que até março de 2019 estava há quase uma década sem conquistar uma vitória no Campeonato Acreano – jejum que foi encerrado naquele mesmo mês ao vencer o Andirá –, na atual temporada deixou de ser apenas figurante no estadual e encerrou a competição como um dos protagonistas, sendo o único que venceu e não perdeu para o campeão Humaitá.

Até a conquista inédita do vice-campeonato e da segunda vaga do Acre nas competições nacionais de 2023 (Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Série D e Copa Verde), o São Francisco era figura frequente na parte debaixo da tabela e quase foi desfiliado da Federação de Futebol do Acre (FFAC).

O São Francisco voltou a disputar a primeira divisão do Campeonato Acreano em 2018, mas os melhores desempenhos foram os recentes. Entre 2018 e 2020, o São Chico figurou entre a última e penúltima posição do estadual. O time ficou na sexta posição em 2021 entre nove clubes participantes e nesta temporada garantiu o segundo lugar com 11 equipes na corrida pelo título.

O São Francisco fechou o estadual com 16 pontos somados, quatro vitórias, quatro empates e uma derrota, 11 gols marcados e sete sofridos. 59,25% de aproveitamento.